VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DESENVOLVIMENTO SE ENSINA?
QUALIFICAÇÃO
O PROTAGONISMO DOS BEBÊS
APRESENTAÇÃO DAS PRÁTICAS COM BEBÊS REALIZADAS
NO MUNICÍPIO DE IGREJINHA
APRESENTAÇÃO DA PROFESSORA SABRINA DANIELA BRAUN
DIA 27 DE JUNHO DE 2013
PROJETO
Vivendo e experimentando os cinco sentidos
Professora: Sabrina Braun
Tema: Os cinco sentidos.
PRINCIPAIS CONCEITOS ABORDADOS:
• Expressividade
• Fazer Artístico
• Falar e Escutar
• Objetos e Processos de Transformação
• Espaço e Forma
• Faz-de-Conta
• Imagem
• Interação
• Identidade e gênero
• Jogos e brincadeiras
• Autoestima
• Equilíbrio e coordenação
• Apreciação
• Práticas de leitura
• Os lugares e suas paisagens
• Grandezas e medidas
PERÍODO DE EXECUÇÃO:
De 21 de maio de 2013 até...
COLETA DE DADOS:
• O que já sabemos?
Sabemos que as crianças da turma do berçário I necessitam de muitos estímulos para desenvolverem-se e que estes estímulos devem partir das suas necessidades mais básicas enquanto ser humano em processo de crescimento. Os cinco sentidos são genuínos na questão desenvolvimento nesta idade onde tudo é novidade e os bebês exploram tudo de todas as maneiras e com uma grande sede de saber como tudo ocorre no mundo ao seu redor.
O que queremos saber?
Queremos saber como os sentidos podem ser usados de maneira proposital a desenvolver o crescimento desses sujeitos proporcionando conhecimentos cognitivos e motor.
• Como descobrir?
Aplicando aulas práticas tendo como base os cinco sentidos e potencializando o uso destes sentidos como forma geradora do desenvolvimento e crescimento humano. Experimentando diversos tipos de sentidos, sensações, gostos, cheiros e formas de expressão de conhecimento de mundo.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto se justifica pelo fato de a turma do Berçário I estar em uma etapa de crescimento que propicia e engrandece o uso dos cinco sentidos fazendo deste recurso mola propulsora intencional do desenvolvimento deste projeto, suas aulas e dos bebês desta turma.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
* Desenvolver a percepção de sensações variadas (sentidos).
* Produzir mimicas faciais e gestuais;
*Utilizar movimentos corporais finos, como pegar, segurar, jogar objetos;
*Apreciar e identificar imagens diversas;
*Ouvir e interagir com diferentes gêneros musicais;
* Manipular diferentes objetos.
*Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras;
*Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
*Interessar-se pelo contato com livros;
*Explorar ambientes externos á sala de aula;
* Instigar a emissão de sons e a pronúncia de pequenas palavras carregadas de significado para o bebê;
*Manuseio de brinquedos e diversos objetos, como caixas, potes, garrafas, etc.;
* Perceber a variação de cores nos ambientes e objetos de uso cotidiano;
*Manipular objetos e brinquedos em situações organizadas, fazendo associações temporais e espaciais (empilhar, rolar, encaixar, etc.);
*Reconhecer a imagem de seu corpo e do seu colega, percebendo seus limites e as sensações que ele produz;
*Brincar com outras crianças utilizando diversos brinquedos e jogos simbólicos
*Identificar suas limitações e possibilidades, agindo de acordo com elas;
* Relacionar-se e interagir consigo, com os colegas, professora e educadoras, e com o meio que o cerca.
TEMAS:
*Imagem Corporal;
* Expressão facial;
*Sensações corporais
Texturas;
* Espessuras;
*Movimento corporal.
* Pintura;
*Sons, silêncio
*Texturas
*Comunicação verbal,
* Comunicação gestual.
*Os alimentos
*Tamanhos e formas
*Cores
*Imaginação
*Identidade e imagem corporal;
*Socialização;
*Identificar e reconhecer-se pelo nome;
*Autonomia
• ESTRATÉGIAS:
• Exploração de texturas;
• Degustação de sabores diferentes;
• Audição de sons variados;
• Sensação de cheiros;
• Visualização de objetos e imagens variadas.
RECURSOS:
• Sucata;
• Tinta,
• Figuras,
• Texturas,
• Objetos,
• Materiais escolares,
• Papeis,
• Mídias,
• Histórias,
• Fantoches,
OBJETIVOS GERAIS:
Promover o desenvolvimento progressivo e integral das crianças usando os cinco sentidos como essência em atividades que despertem o interesse de cada um dos bebês e ao mesmo tempo de maneira singular.
Estimular a vontade natural que os pequenos têm pela descoberta do mundo e de si trazendo propostas pedagógicas de atividades/aulas envolventes e prazerosas condutoras do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário