TURMINHA MUITO MAIS QUE ESPECIAL!!!!
TURMA DO BERÇÁRIO I, QUE CARINHOSAMENTE CHAMAMOS DE
TURMA DA FLORESTA ENCANTADA.
TURMA DA FLORESTA ENCANTADA.
Essa galerinha ai, é muito especial. Turma querida e tranquila.
Mais do que trabalhar em sala de aula com habilidades e objetivos, estamos vivenciando momentos maravilhosos de alegria, satisfação, diversão e muito mais, pois só quem está diariamente com estas pessoinhas lindas, sabe o que é ser um educador de educação infantil. Eles nos deixam apreensivos em relação ao que foi pensado para aquela aula, mas também nos deixam realizados ao ver que é possível sim, e que as aulas podem sim ser diferentes e ousadas...
Com o projeto intitulado FAZENDO ARTE! SOU CRIANÇA, SOU ARTISTA! vamos descobrir de uma forma lúdica, diversificada, educativa e acima de tudo de um jeitinho carinhoso o que é ser criança, viver com alegria e com muitas descobertas a serem feitas.Descobrir que crianças de um berçário com idades menores de um ano são capazes de fazer arte, pintar, colar, recortar( com auxilio é claro)e que tudo isso faz parte desta fase de suas vidinhas! e para não ficarmos somente entre palavras segue algumas fotos e registros feitos durante algumas atividades feitas por mim e minhas queridas auxiliares Nara e Karin.
PERÍODO DE EXECUÇÃO: De Fevereiro à Dezembro de
2013
DURAÇÃO: Todo o ano de 2013
JUSTIFICATIVA
Este
projeto tem como finalidade trabalhar a Música, as Artes, o Movimento e a
Expressividade.
Para isso pretendemos nos utilizar de várias ferramentas e
recursos,
tais como: hora do conto, dramatizações de histórias infantis,
músicas, dança,
trabalhos artísticos, músicas e dança.
A
proposta é considerar a diversidade de crianças que são atendidas na escola
e
abrir espaço para a música, as artes e expressões no dia a dia das crianças,
contextualizando com suas vivências e oferecendo acesso a obras que possam
ser
significativas para seu desenvolvimento pessoal.
Diante
disso, optamos por iniciar um projeto em todas as turmas da escola, no dia em
que a
professora titular da turma está em hora atividade, que aborde diversas
linguagens
de interesse já demonstradas pelas crianças.
Através
das diversas linguagens utilizadas na Educação Infantil, pretendemos
oportunizar as
crianças interações significativas e prazerosas, afim de que se
tornem cada vez mais
desinibidas, expressivas, críticas. Também pretendemos
aumentar o repertório musical
das crianças, valorizar a literatura e
reconhecê-la como meio de comunicação e
expressão e consequentemente
diversificar a oralidade e movimento das crianças.
Acreditamos
que as linguagens quando bem exploradas na educação infantil, proporcionam
às
crianças diversos benefícios que as mesmas poderão carregar para toda a vida,
pois
são formas de representações utilizadas pelos seres humanos, a linguagem
infantil é
uma forma especifica de ler o mundo, de relacionar-se com ele e
recriá-lo.
As
linguagens corporais e musicais são as primeiras formas de expressão e
integração
que a criança estabelece com o meio que a cerca. A medida que esta
se desenvolve
descobre que é capaz de produzir novos sons, utilizando-se de
movimentos e expressões.
A linguagem plástica na Educação Infantil é um
referencial para o desenvolvimento da
sensibilidade, da imaginação, da
percepção e da construção de conhecimentos.
PRINCIPAIS CONCEITOS E
LINGUAGENS ABORDADAS:
-Movimento:
Expressividade; Equilíbrio e coordenação
-Artes:
Fazer artístico; Reflexão; Apreciação
-Música:
Apreciação; Fazer musical; Reflexão
-Linguagem
oral e escrita: Práticas de leitura
-Natureza
e sociedade: Organização de grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
-Matemática:
Espaço e forma
-Formação
pessoal e social: Autoestima; Faz de conta; Interação; Identidade e autonomia;
Imagem; Respeito à diversidade; Jogos e brincadeiras; Escolha
OBJETIVOS GERAIS:
-Proporcionar
às crianças atividades de musicalização visando explorar o universo sonoro,
levando
as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e
buscando e
identificando diferentes fontes sonoras.
-Melhorar
o processo de desenvolvimento educativo das crianças, em prol da ampliação das
capacidades expressivas do próprio corpo e da interação com diversos materiais
e brincadeiras
bem como a socialização com o grupo e o espaço.
-Por
meio do contato com objetos e materiais artísticos, ampliar o conhecimento
de
mundo da criança,
além de explorar as diversas formas de expressão artística,
despertando o interesse
pelas obras de arte com as quais a criança tenha
contato, inclusive por suas próprias produções,
produzindo trabalhos por meio
da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem
e da construção
e, assim, desenvolver o gosto e o respeito pelos processos de criação.
-
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras e nas
demais situações de interação, ampliando as possibilidades
expressivas do próprio movimento,
utilizando gestos diversos e o ritmo corporal
nas suas brincadeiras, danças, jogos e
demais situações de interação.
-Conhecer
diversas histórias através da hora do conto, utilizando técnicas de
dramatização, fazer
recontos de histórias de diversas formas, oportunizando
assim, a criatividade, imaginação, humor,
faz de conta, desenvolvendo
habilidades sociais, o gosto e hábito de leitura, bem como o prazer
de ler,
enriquecendo e ampliando o vocabulário.
" O melhor educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta erros, mas o que previne. Não é o que desiste, mas o estimula a começar tudo de novo. "
Augusto Cury
Para a próxima postagem deixo um gostinho de quero mais com as fotos acima!
beijinhos Profe Mariucha
Nenhum comentário:
Postar um comentário