domingo, 2 de junho de 2013

TURMINHA MUITO MAIS QUE ESPECIAL!!!!
TURMA DO BERÇÁRIO I, QUE CARINHOSAMENTE CHAMAMOS DE
TURMA DA FLORESTA ENCANTADA.

Essa galerinha ai, é muito especial. Turma querida e tranquila.
Mais do que trabalhar em sala de aula com habilidades e objetivos, estamos vivenciando momentos maravilhosos de alegria, satisfação, diversão e muito  mais, pois só quem está diariamente com estas pessoinhas lindas, sabe o que é ser um educador de educação infantil. Eles nos deixam apreensivos em relação ao que foi pensado para aquela aula, mas também nos deixam realizados ao ver que é possível sim, e que as aulas podem sim ser diferentes e ousadas...

Com o projeto intitulado FAZENDO ARTE! SOU CRIANÇA, SOU ARTISTA! vamos descobrir de uma forma lúdica, diversificada, educativa e acima de tudo de um jeitinho carinhoso o que é ser criança, viver com alegria e com muitas descobertas a serem feitas.Descobrir que crianças de um berçário com idades menores de um ano são capazes de fazer arte, pintar, colar, recortar( com auxilio é  claro)e que tudo isso faz parte desta fase de suas vidinhas! e para não ficarmos somente entre palavras segue algumas fotos e registros feitos durante algumas atividades feitas por mim e minhas queridas auxiliares Nara e Karin.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: De Fevereiro à Dezembro de 2013

DURAÇÃO: Todo o ano de 2013

JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como finalidade trabalhar a Música, as Artes, o Movimento e a Expressividade.
Para isso pretendemos nos utilizar de várias ferramentas e recursos,
tais como: hora do conto, dramatizações de histórias infantis, músicas, dança,
trabalhos artísticos, músicas e dança.
A proposta é considerar a diversidade de crianças que são atendidas na escola
e abrir espaço para a música, as artes e expressões no dia a dia das crianças,
contextualizando com suas vivências e oferecendo acesso a obras que possam
ser significativas para seu desenvolvimento pessoal.
Diante disso, optamos por iniciar um projeto em todas as turmas da escola, no dia em que a
professora titular da turma está em hora atividade, que aborde diversas linguagens 
de interesse já demonstradas pelas crianças.
Através das diversas linguagens utilizadas na Educação Infantil, pretendemos oportunizar as 
crianças interações significativas e prazerosas, afim de que se tornem cada vez mais 
desinibidas, expressivas, críticas. Também pretendemos aumentar o repertório musical 
das crianças, valorizar a literatura e reconhecê-la como meio de comunicação e 
expressão e consequentemente diversificar a oralidade e movimento das crianças.
Acreditamos que as linguagens quando bem exploradas na educação infantil, proporcionam
 às crianças diversos benefícios que as mesmas poderão carregar para toda a vida, pois 
são formas de representações utilizadas pelos seres humanos, a linguagem infantil é 
uma forma especifica de ler o mundo, de relacionar-se com ele e recriá-lo.
As linguagens corporais e musicais são as primeiras formas de expressão e integração 
que a criança estabelece com o meio que a cerca. A medida que esta se desenvolve 
descobre que é capaz de produzir novos sons, utilizando-se de movimentos e expressões. 
A linguagem plástica na Educação Infantil é um referencial para o desenvolvimento da 
sensibilidade, da imaginação, da percepção e da construção de conhecimentos.

PRINCIPAIS CONCEITOS E LINGUAGENS ABORDADAS:
-Movimento: Expressividade; Equilíbrio e coordenação
-Artes: Fazer artístico; Reflexão; Apreciação
-Música: Apreciação; Fazer musical; Reflexão
-Linguagem oral e escrita: Práticas de leitura
-Natureza e sociedade: Organização de grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
-Matemática: Espaço e forma
-Formação pessoal e social: Autoestima; Faz de conta; Interação; Identidade e autonomia; 
Imagem; Respeito à diversidade; Jogos e brincadeiras; Escolha

OBJETIVOS GERAIS:
-Proporcionar às crianças atividades de musicalização visando explorar o universo sonoro, levando 
as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando e 
identificando diferentes fontes sonoras.
-Melhorar o processo de desenvolvimento educativo das crianças, em prol da ampliação das 
capacidades expressivas do próprio corpo e da interação com diversos materiais e brincadeiras 
bem como a socialização com o grupo e o espaço.
-Por meio do contato com objetos e materiais artísticos, ampliar o conhecimento 
de mundo da criança, 
além de explorar as diversas formas de expressão artística, despertando o interesse
 pelas obras de arte com as quais a criança tenha contato, inclusive por suas próprias produções,
 produzindo trabalhos por meio da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem 
e da construção e, assim, desenvolver o gosto e o respeito pelos processos de criação.
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas 
demais situações de interação, ampliando as possibilidades expressivas do próprio movimento, 
utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e 
demais situações de interação.

-Conhecer diversas histórias através da hora do conto, utilizando técnicas de dramatização, fazer
 recontos de histórias de diversas formas, oportunizando assim, a criatividade, imaginação, humor, 
faz de conta, desenvolvendo habilidades sociais, o gosto e hábito de leitura, bem como o prazer
 de ler, enriquecendo e ampliando o vocabulário.

















" O melhor educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta erros, mas o que previne. Não é o que desiste, mas o estimula a começar tudo de novo. "
Augusto Cury

Para a próxima postagem deixo um gostinho de quero mais com as fotos acima!
beijinhos Profe Mariucha

Nenhum comentário:

Postar um comentário