segunda-feira, 21 de maio de 2012

PALAVRA MÁGICA: RESPONSABILIDADE E PROJETO: SACO DE BRINQUEDOS


                        A palavra da semana é responsabilidade...
                Responsabilidade vem do grego "respon" que
             significa independência, e do latim "sabili", que
             significa sábio. É a obrigação a responder pelas
                próprias ações, e pressupõe que tais atos se
               apoiam em razões ou motivos. Os motivos das
              ações de um indivíduo responsável devem fazer
          sentido para motivar as nossas ações para a prática
                                           do bem.
                  Ser responsável é obrigação de qualquer cidadão
                        para uma vida saudável em sociedade.
                 Pensando nas responsabilidades próprias de nossa
                 profissão e no foco da Secretaria Municipal de
               Educação desse ano, que é a qualificação dos Projetos
               pedagógicos e planejamentos, é que desafiamos todas
                    as professoras para a elaboração de um projeto
                    inovador para ser desenvolvido com a turma,
                com tema diferenciado, que tenha possibilidade de
                 se abranger diversos assuntos, que deverá ser o
                            próximo projeto a ser realizado.
                  A responsabilidade de formar cidadãos críticos
                e autônomos está em nossas mãos! Nossas principais
                   ferramentas são: imaginação e faz de conta.

             "O homem que não tem imaginação não tem asas."
                                  (Muhammad Ali)

                  Projeto da Professora Orema da Silva,
                     que está sendo desenvolvido na
                        Turma das Borboletinhas

                    Projeto: Saco de brinquedos...


                      PERÍODO DE EXECUÇÃO:
                De 02 de maio à 01 de junho de 2012.
                              
                     Justificativa
       E importante saber o que as crianças pensam
     enquanto brincam, não apenas de uma perspectiva
        do prazer, mas também dos conteúdos e
      justificativa do que fazem brincando, pois a
     brincadeira é reconhecidamente um dos mais
    importantes temas a ser trabalhado na Educação
                                Infantil.
      Tudo vira brinquedo nas mãos das crianças
    brincando elas aprendem e transformando o mundo
                           em seu mundo. 
     De acordo com o PCNs da Educação Infantil 1998,
      a criança tem o direito de brincar, como forma
      particular de expressão, pensamento, interação e
       comunicação infantil. É brincando que a criança
        expressa emoções, sentimentos, pensamentos,
      desejos e necessidades. As brincadeiras entram
     em cena como importantes instrumentos pedagógicos
          que auxiliam o desenvolvimento da criança.
      A partir dessas informações julgamos importante
     trabalhar “o brincar” no Berçário II, para auxiliar
    as crianças no desenvolvimento de suas habilidades e
      estimular a brincadeira com diversos brinquedos, a
              partir do livro “Saco de Brinquedos”.

                          Objetivos gerais
  
      -Estimular brincadeiras saudáveis entre as crianças,
       onde possam expressar seus desejos, sentimentos e
       necessidades e o brincar, através do faz de conta e
                            de jogos simbólicos;
    -Proporcionar materiais diversificados para estimular
        a brincadeira em grupo e individual, estimulando a
                     imaginação no ato de brincar;
       -Ampliar o repertório de brincadeiras do grupo e
        a possibilidade de criar diferentes situações de
          aprendizagem nas quais as crianças possam se
      divertir, brincar, falar, representar e reapresentar
                     as diferentes brincadeiras;
  
                 Brincando com o Baú da Fantasia





  
          Criando brinquedos com massa de modelar


                                  
                           Brincando no pátio


                  Brincando com motocas e cavalinhos

                        Criando com papel crepom

              Desenhando as brincadeiras preferidas


                   Brincando de roda cantada
 Explorando expaços externos com diversos brinquedos e materiais


                 Brincadeira destaque da turma...
             As crianças adoram entram em caixas


            Hora do Conto com o livro "Saco de Brinquedos"




                    Brincadeiras na pracinha

                      CULMINÂNCIA

          Convidaremos uma pessoa da comunidade para ensinar

     uma brincadeira do seu tempo e que mais gostava de brincar.

        Será feito roda de pipoca no castelo da brincadeira; 


                               AVALIAÇÃO

        A avaliação estará sendo realizada o tempo todo com
      as crianças, através de observações da professora quanto
        a participação, interesse, a realização dos trabalhos,
      seu desempenho ou entendimento das atividades proposta
              e com a construção do Portfolio da criança.




P

Nenhum comentário:

Postar um comentário