A palavra da semana é responsabilidade...
Responsabilidade vem do grego
"respon" que
significa independência, e do latim "sabili", que
significa sábio. É a obrigação a responder pelas
próprias ações,
e pressupõe que tais atos se
apoiam em razões ou motivos.
Os motivos das
ações de um indivíduo responsável devem fazer
sentido para motivar
as nossas ações para a prática
do bem.
Ser
responsável é obrigação de qualquer cidadão
para uma vida saudável em
sociedade.
Pensando
nas responsabilidades próprias de nossa
profissão e no foco da Secretaria Municipal de
Educação desse ano, que é a
qualificação dos Projetos
pedagógicos e planejamentos, é que desafiamos todas
as professoras para a elaboração de um projeto
inovador para ser desenvolvido
com a turma,
com tema diferenciado, que tenha possibilidade de
se abranger
diversos assuntos, que deverá ser o
próximo projeto a ser realizado.
A responsabilidade de formar cidadãos críticos
e
autônomos está em nossas mãos! Nossas principais
ferramentas são: imaginação e faz de
conta.
"O homem que não tem imaginação não tem
asas."
(Muhammad Ali)
Projeto da Professora Orema da Silva,
que está sendo desenvolvido na
Turma das Borboletinhas
Projeto: Saco de brinquedos...
PERÍODO DE EXECUÇÃO:
De 02 de maio à 01 de junho de 2012.
Justificativa
E importante saber o que
as crianças pensam
enquanto brincam, não apenas de uma perspectiva
do prazer,
mas também dos conteúdos e
justificativa do que fazem brincando, pois a
brincadeira é reconhecidamente um dos mais
importantes temas a ser trabalhado na Educação
Infantil.
Tudo vira brinquedo nas
mãos das crianças
brincando elas aprendem e transformando o mundo
em seu
mundo.
De acordo com o PCNs da
Educação Infantil 1998,
a criança tem o direito de brincar, como forma
particular de expressão, pensamento, interação e
comunicação infantil. É
brincando que a criança
expressa emoções, sentimentos, pensamentos,
desejos e
necessidades. As brincadeiras entram
em cena como importantes instrumentos
pedagógicos
que auxiliam o desenvolvimento da criança.
A partir dessas
informações julgamos importante
trabalhar “o brincar” no Berçário II, para auxiliar
as crianças no desenvolvimento de suas habilidades e
estimular a brincadeira
com diversos brinquedos, a
partir do livro “Saco de Brinquedos”.
Objetivos
gerais
-Estimular brincadeiras
saudáveis entre as crianças,
onde possam expressar seus desejos, sentimentos e
necessidades e o brincar, através do faz de conta e
de jogos simbólicos;
-Proporcionar materiais
diversificados para estimular
a brincadeira em grupo e individual, estimulando
a
imaginação no ato de brincar;
-Ampliar o repertório de
brincadeiras do grupo e
a possibilidade de criar diferentes situações de
aprendizagem nas quais as crianças possam se
divertir, brincar, falar,
representar e reapresentar
as diferentes brincadeiras;
Brincando com o Baú da Fantasia
Criando brinquedos com massa de modelar
Brincando no pátio
Brincando com motocas e cavalinhos
Criando com papel crepom
Desenhando as brincadeiras preferidas
Brincando de roda cantada
Explorando expaços externos com diversos brinquedos e materiais
Brincadeira destaque da turma...
As crianças adoram entram em caixas
Hora do Conto com o livro "Saco de Brinquedos"
Brincadeiras na pracinha
CULMINÂNCIA
Convidaremos uma pessoa da comunidade para ensinar
uma brincadeira do seu tempo e que mais gostava de brincar.
Será feito roda de pipoca no castelo da brincadeira;
AVALIAÇÃO
A avaliação estará sendo realizada o tempo todo com
as crianças, através de observações da professora quanto
a participação, interesse, a
realização dos trabalhos,
seu desempenho ou entendimento das atividades
proposta
e com a construção do Portfolio da criança.
P
Nenhum comentário:
Postar um comentário