sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Noite campeira
















Possibilitar às crianças, o acesso e a vivência de forma lúdica da Cultura Gaúcha, foi um dos objetivos da Noite Campeira que aconteceu no dia 14 de setembro na Escola Almiro Grings. A atividade iniciou com uma Cavalgada Noturna, onde iluminados pela luz das lanternas as crianças montaram seus cavalos de pau e capitaneados por cavalariços que levaram as bandeiras e escoltados pelas famílias desfilaram felizes ao som do Hino Rio Grandense.
No retorno para a Escola, iniciou-se o Sarau Letras e Sons que teve como temática a Cultura Gaúcha, intercalado a textos e músicas tradicionais, aconteceram apresentações de declamadores da comunidade, demonstração de dança do casal Márcia e Valmir, que no dia 26/09 assumem a patronagem do C.TG. Sentinela da Tradição, bem como das turmas da escola que dançaram danças típicas como: Balaio, Pezinho e Pau de Fita.
Na oportunidade, as professoras Marcela Allgayer e Darliane Fauth, compartilharam com a comunidade o Projeto Vivenciando o Folclore, que foi desenvolvido com as turmas do Maternal e Jardim e que resgatava além de lendas, parlendas, trava línguas, músicas, os brinquedos e brincadeiras que permeiam a nossa cultura.
Para encerrar, foi servido um carreteiro aos presentes que foi patrocinado por estabelecimentos comerciais da comunidade Igrejinhense.
A escola enquanto espaço de educação e de cultura, tem compromisso em possibilitar momentos como estes, já que a noite foi muito especial e possibilitou a integração entre escola e famílias e ainda foi um espaço onde vários aspectos da nossa cultura foram representados, pois, acreditamos que desde pequenos temos que incentivar nossos pequenos a cultivar as tradições de nossa terra, pois, é tão grave esquecer-se no passado como esquecer o passado. Nos dois casos desaparece a possibilidade de história.

 

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Festa Anos 80













 No dia 02/09/2011, nosso grupo participou de uma maravilhosa festa em comemoração ao Dia dos Educadores e Professores da Educação Infantil. O tema da festa foi os Anos 80.
Todas nós nos divertimos muito.
Parabéns para essas pessoas maravilhosas que fazem do cotidiano de nossas crianças momentos felizes e educativos.

Nossa Gincana Verde na imprensa- Muito Legal!!!

             
 
A Gincana Verde foi organizada para dar continuidade aos trabalhos ambientais que já são realizados na escola com as crianças, ampliando as atividades para a comunidade escolar que participa juntando lixo seco e residuos que prejudicam a saúde e a natureza.
          Durante cada mês da Gincana ( Junho à novembro) dois tipos de materiais são coletados, de acordo com o seguinte cronograma:
Junho: Papel e óleo
Julho: Plástico e lâmpadas
Agosto: Metal e pilha
Setembro: Papel e lâmpadas
Outubro: Plástico e óleo
Novembro: Metal, pilha e lâmpadas
          Acontecem também tarefas para serem realizadas pelas turmas, com as crianças, de informação, conscientização e reaproveitamento de lixo seco para confecção de jogos, brinquedos e materiais pedagógicos.
          No mês de dezembro, serão contabilizados os pontos e a turma que mais pontos conseguir, fará a aquisição de um brinquedo que será custeado com o valor total da venda do lixo seco.
A participação das famílias está sendo fundamental, pois, juntos estamos ajudando a cuidar do meio ambiente e refletindo coletivamente a seguinte questão: " Que mundo desejamos deixar para os nossos pequenos?".
        Até o mês de agosto foram recolhidos:
367 kg de papel
156 kg de plástico
30 litros de óleo
649 unidades de pilhas
376 unidades de lâmpadas
23,5 kg de metal
        Com a venda do plástico, papel e aluminio arrecadamos R$ 209,70.
        A pontuação das turmas é seguinte até o momento:
1º - Berçário II
2º - Maternal
3º - Jardim
4º - Berçário I
        A escola se sente muito feliz em estar possibilitando uma ação que ultrapasse o limite da sala de aula, pois, acreditamos que é nossa função possibilitar espaços reflexivos para todos, sendo que hoje, pensar em ações sócio ambientais é pensar na própria sobrevivência humana .

                                                                                                                       Professora Marcela
                                                                                                                          Organizadora