Possibilitar às crianças, o acesso e a vivência de forma lúdica da Cultura Gaúcha, foi um dos objetivos da Noite Campeira que aconteceu no dia 14 de setembro na Escola Almiro Grings. A atividade iniciou com uma Cavalgada Noturna, onde iluminados pela luz das lanternas as crianças montaram seus cavalos de pau e capitaneados por cavalariços que levaram as bandeiras e escoltados pelas famílias desfilaram felizes ao som do Hino Rio Grandense.
No retorno para a Escola, iniciou-se o Sarau Letras e Sons que teve como temática a Cultura Gaúcha, intercalado a textos e músicas tradicionais, aconteceram apresentações de declamadores da comunidade, demonstração de dança do casal Márcia e Valmir, que no dia 26/09 assumem a patronagem do C.TG. Sentinela da Tradição, bem como das turmas da escola que dançaram danças típicas como: Balaio, Pezinho e Pau de Fita.
Na oportunidade, as professoras Marcela Allgayer e Darliane Fauth, compartilharam com a comunidade o Projeto Vivenciando o Folclore, que foi desenvolvido com as turmas do Maternal e Jardim e que resgatava além de lendas, parlendas, trava línguas, músicas, os brinquedos e brincadeiras que permeiam a nossa cultura.
Para encerrar, foi servido um carreteiro aos presentes que foi patrocinado por estabelecimentos comerciais da comunidade Igrejinhense.
A escola enquanto espaço de educação e de cultura, tem compromisso em possibilitar momentos como estes, já que a noite foi muito especial e possibilitou a integração entre escola e famílias e ainda foi um espaço onde vários aspectos da nossa cultura foram representados, pois, acreditamos que desde pequenos temos que incentivar nossos pequenos a cultivar as tradições de nossa terra, pois, é tão grave esquecer-se no passado como esquecer o passado. Nos dois casos desaparece a possibilidade de história.