quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Nós fizemos...







A idéia do almofadão surgiu a partir de um curso que participamos na FACCAT, onde a palestrante ressaltava o quanto é importante trabalhar textura de forma diversificada com as crianças.
Com isso, começamos a pensar em sala de aula, como poderíamos trabalhar com os bebês as diferentes texturas. Várias idéias surgiram, testamos algumas,mas a mais interessante foi a calça decorada.
Nós educadoras trabalhamos junto com as crianças, colocando acessórios decorativos em uma velha calça jeans, sendo que a mesma foi preenchida com espuma e nela foram costurados retalhos de tecido, zíper, miçangas, velcro, anéis, botões, pulseiras e outros materiais.
No final, conseguimos ir muito além do que era esperado, porque a imaginação foi fluindo e surgiu um trabalho muito especial.
E agora, nosso trabalho possibilita as crianças o incentivo para que elas se apoiem nele, manuseiem diferentes materiais, texturas, formas e tamanhos, atingindo assim os objetivos que tínhamos planejado.

Um abraço, das professoras do Berçário - Orema, Greice, Karlize e Luana

terça-feira, 25 de novembro de 2008

QUALIFICAÇÕES


QUALIFICAÇÕES:

DATAS:

26/11/2008 - PALESTRA - FAMÍLIA E ESCOLA: TERRITÓRIO DE ALIADOS

PALESTRANTE: OSVINO TOILLIER

HORÁRIO: 19 HORAS, NA ESCOLA


01/12/2008 - CINE FÓRUM: "O AMOR É CONTAGIOSO"

MEDIADORA: PSICÓLOGA JÚLIA SANTOS

HORÁRIO: 18 HORAS, NA ESCOLA


03/12/2008 - CINE FÓRUM: "A MENINA DOS OLHOS"

MEDIADORAS: PSICÓLOGAS CARINA DAUTH E BEATRIZ ...

HORÁRIO: 18 HORAS, NA ESCOLA


A ESCOLA COMO ESPAÇO QUALIFICADOR TEM O COMPROMISSO DE POSSIBILITAR MOMENTOS QUE VENHAM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DE REFLEXÕES E AÇÕES QUE VISEM UM ENSINO DE QUALIDADE.


UM ABRAÇO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA

JANETE TOGNI ZOTTI

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Pajé Lúcio e os indiozinhos de nossa escola...



Vivências Lúdicas

Em visita ao Centro da Atividades Ambientais Augusto Kampff ( CAAAK), pudemos vivenciar algumas lendas já vistas na sala e que vieram contribuir muito com nosso trabalho. Tanto as crianças, como nós adultos nos emocionamos ao conhecer o Negrinho do Pastoreio, o Boitatá, o índio e demais personagens da nossa cultura.
Ao voltarmos para a escola, as crianças se sentiram os próprios guardiões da natureza e continuarmos o projeto na escola ficou ainda mais interessante.
Além disso, o espaço do Centro Ambiental é muito agradável e as atividades foram planejadas com muito cuidado, o que tornou a experiência vivida inesquecível e muito significativa.

Um abraço,

Profª Kika ( Jardim)


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Chá da Primavera





Há uma primavera em cada vida: é preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu voz, foi para cantar!
Florbela Espanca

Bruxas e bruxinhas








Grenal dos Professores!!!


No GreNal dos professores... quem ganha é a EDUCAÇÃO.

PARABÉNS COLEGAS!!!

Projeto Sorrir

Este projeto foi desenvolvido pelas turmas do berçário e maternal I. Para efetuação do mesmo, várias atividades foram realizadas.Na culminância, recebemos a visita do Dr. Mario, que trabalhou com as crianças a importância e a forma adequada de realização da higiene bucal, fez a escovação com todas as turmas e distribuiu escovas.Neste dia também recebemos a visita da fonoaudióloga Josiane Ludovico que desenvolveu atividades com as turmas de estimulação da fala, bem como desafiou as crianças a rever práticas que prejudiquem a dentição, a estrutura bucal e conseqüentemente a fala.Na mesma data às 18h 30m, tivemos um bate papo com as Voluntárias do IMAMA, que conversaram com a Comunidade escolar ( professoras, funcionárias e mães ) sobre a importância do auto exame, tirando dúvidas, apresentando a estrutura do seio, entre outras tantas e importantes informações.Pensamos que as três atividades foram muito importantes, pois todas são ações preventivas, e quando falamos em saúde prevenção é fundamental.Ainda nesta data participamos da coleta de sangue do hemocentro, onde um grupo de 10 pessoas fizeram a doação em nome da escola.

Exposição do Projeto Luxo do Lixo







Foram confeccionados brinquedos, mesas, sofás com materiais que estavam no lixo e que viriam a ser agentes destruidores do meio ambiente.Neste dia, as crianças brincaram com os brinquedos confeccionados e foi feita uma reflexão sobre a importância de reutilizarmos estes materiais, contribuindo para um espaço mais saudável, uma maior qualidade de vida e mostrando que é muito divertido brincar com aquilo que nós mesmos produzimos.

Culminância do Projeto Viver

Este projeto foi desenvolvido pela turma do maternal e do jardim e o mesmo visava à conscientização de que trânsito cidadão é quando todas as pessoas respeitam seus deveres e têm seus direitos respeitados.Dentro do projeto, foram desenvolvidas várias atividades como: vivências lúdicas através de problematizações, jogos, atividades de recorte, pintura, confecção de placas com sucata, hipóteses de construção de automóveis com sucata, brincadeiras no pátio, caminhada consciente e confecção de livros de boas práticas no trânsito e culminamos com a entrega de adesivo alusivo ao projeto no Posto Alles Blau.Esta atividade possibilitou que as crianças pudessem fazer uma reflexão, colocando-se como sujeitos do trânsito, visto que todos somos atores do trânsito, portanto, somos todos responsáveis por ele.